top of page
Buscar
lemvilaboratorio

Diário de Bordo - Máscara Expressiva com Fábio Cuelli - 3ª semana


Olá gente, este blog surge da vontade de registrar e compartilhar esse projeto de estudos em máscaras teatrais com quem tiver interesse. Portanto, a cada semana publicaremos o diário de bordo dos encontros a partir de nossas anotações e pensamentos sobre o que é disparado nas aulas. Esperamos que faça algum sentido para todes nós, pesquisadores das máscaras. Boa leitura.

-Jeanne e Sid.

3ª semana - 09 e 10/10/2021


Persephone:

Infelizmente essa semana não foi uma boa experiência para mim. Hoje estou bem, mas antes dessas aulas eu sofri de muita cólica intestinal, que ao serem investigadas, revelaram-se uma apendicite aguda com rompimento e supuração. Na sexta-feira 1º de outubro, tive de fazer uma apendicectomia. Para quem nunca passou por isso, é algo bastante impactante: a cirurgia até que é simples, porém te deixa inútil por um bom tempo. Faltei no dia 09 e no dia 10 apenas assisti. O meu relato desse fim de semana é um buraco, pois se fosse mais do que isso seria infiel, maçante, e incompleto.


Sid:

Chegamos ao último final de semana de encontros do laboratório!! Muito emocionante ver o projeto chegar a sua fase final de execução com criações tão interessantes.


No primeiro dia nos dividimos em duplas e trios para pensar os ajustes que cada cena deveria ter e ensaiar para a apresentação aos demais participantes do grupo. Devido a saúde de Jeanne realizei esse ultimo final de semana da minha casa, e a partir disso tive que repensar e reestruturar a dinâmica da cena pensando no novo espaço da minha casa. Me juntei para trabalhar com Flávia e Geninha. Começamos conversando sobre o que queríamos trabalhar na cena de cada um, e compartilhei com elas minha vontade de trazer alguma situação mais cômica, para quebrar com o clima melancólico e o ritmo lento da cena. Foi quando Flávia deu a ideia de uma situação que poderia ajudar nesse sentido. Uma situação em que o personagem faria alguma aula online e teria as mãos ocupadas para atender o telefone quando ele finalmente tocasse. Flávia fez essa personagem, a professora de macramê online, para que eu pudesse ensaiar e apresentar a cena para os demais.


Durantes o ensaios percebi o trabalho minucioso que essa máscara requeria. Era quase como criar uma coreografia de movimentos guiados pelo continuo processo de pensamento que a máscara tinha. O texto interior me guiava o tempo todo nos movimentos e reações que a máscara tinha ao longo da história. Pensava na respiração, no olhar, no ângulo e nos pequenos comentários que a máscara dividia com o público. Nesse caso, o olho da câmera.


No segundo dia tivemos os últimos ensaios, apresentamos as cenas de cada um para o grande grupo e conversamos um pouco sobre o processo e os resultados e cada um. Foi muito legal assistir todas as cenas, e ver os vários mundos que cada máscara e cada intérprete trouxeram a cena. Ansioso de compartilhar com o público todas as cenas na Mostra de Compartilhamento da Pesquisa.


Vida longa ao LEMVI... Que possam rolar mais espaços como esse, de pesquisa e aprofundamento nas máscaras teatrais aqui no Vale do Itajaí.



Um beijo do LEMVI e até a Mostra de Compartilhamento da Pesquisa

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page