top of page
Buscar
  • lemvilaboratorio

O início do "Máscaras Tagarelas"

Semana passada começaram os estudos de Atuação Teatral com Meias-máscaras Expressivas a partir da Commedia dell'Arte na oficina de Tiche Vianna.


De 14 a 18 de março, aconteceu na FURB a primeira etapa do Máscaras Tagarelas - 2º edição do Laboratório de Estudos em Máscaras do Vale do Itajaí, executado de forma gratuita através dos recursos do 4º Prêmio Herbert Holetz, edital do Fundo Municipal de Apoio à Cultura de Blumenau/SC.


Com o tema a Atuação Teatral com Meias-máscaras Expressivas, o encontro contou com a condução da Prof.ª Tiche Vianna, diretora e pesquisadora no Barracão Teatro, autora do livro recém-lançado pela Editora Perspectiva: ALÉM DA COMMEDIA DELL’ARTE - A Aventura em um Barracão de Máscaras. Doutora em Artes Cênicas pela UNICAMP, Tiche tem uma extensa carreira como trabalhadora cultural, com destaque para preparações e formações para artistas de teatro e televisão, baseadas em sua pesquisa técnica, simbólica, histórica e prática sobre as máscaras teatrais.


O núcleo de estudos que foi formado pela ação cultural é composto por artistas independentes, egressos e acadêmicos do curso de Teatro da Universidade Regional de Blumenau (FURB), todos em busca da experiência e de ampliar seu repertório formativo.


A oficina com 20h de carga horária abordou a história da Commedia dell'Arte, seus arquétipos principais, o debate sobre sua atualização, treinamento para atores, princípios de utilização do objeto-máscara e improvisação a partir das máscaras.


A partir do terceiro dia de oficina, abandonamos as máscaras tradicionais e partimos para o descobrimento de possibilidades poéticas com as máscaras criadas pelas artistas e integrantes da produção executiva do LEMVI: Persephone Pepper e Sid Ditrix. São essas que são vistas nos registros fotográficos nesse post.


Ao fim da experiência, os estudantes foram divididos em 4 grupos que ganharam máscaras e receberão bolsa de estudos. O projeto não acaba em somente a formação, já que a partir de agora os participantes entram na etapa de criação com as máscaras, de dois meses e em seguida apresentaremos as cenas na Mostra de Compartilhamento da Pesquisa aberta ao público em maio.


A Prof.ª Tiche presenteou o LEMVI com um exemplar do seu livro. Agradecemos enormemente o carinho, e asseguramos que será de bom uso.





Abaixo alguns dos registros fotográficos feitos por Sabrina Marthendal (@sabrinamarthendalfotografia):





















19 visualizações0 comentário
bottom of page