top of page
Buscar
lemvilaboratorio

Diário de Bordo - Máscara Neutra com Tiche Vianna (3ª semana)

Atualizado: 16 de ago. de 2021





Olá! Essa semana compartilhamos os últimos encontros referente a Máscara Neutra. Nossos diários de bordo são anotações e pensamentos sobre o que é disparado nas aulas feitos de maneira bem livre e informal, trazendo reflexões, frases, palavras ou tópicos que nos levem a rememorar as experiências e aprendizados obtidos nos encontros. Sabemos que como experiência singular que obtivemos no marco do curso, não poderemos transportar você, leitor ou leitora, para o vivenciado, mas esperamos que essas anotações contribuam e façam algum sentido para nós, pesquisadores das máscaras. Seguiremos em agosto com os encontros destinados às Máscaras Larvárias!!!


-Sid e Jeanne.

19 e 20/06/2021

Persephone Pepper


A conversa do primeiro dia começou com uma recapitulação acerca da semana passada. Uma colega [Ana Acácia] fala sobre presença e mudança de estado e isso me chama atenção. Ela diz que, quando está realmente viva em cena, nem percebe suas mudanças de estado, porque elas acontecem naturalmente. De novo, vejo a presença ligada com a permeabilidade, a porosidade afetiva.


Um problema comum em atrizes e atores que a máscara neutra ajuda a evidenciar é a antecipação das coisas. Quer dizer, quando o foco, interesse e ação simplesmente vêm em um ritmo que não parece correto, natural. Isso é a atuação intelectual demais. Você sabe a tarefa que tem que executar, com o movimento correto, mas a blindagem intelectual impede que o corpo esteja permeável o suficiente com seu imaginário para se relacionar de verdade. Talvez, atuar seja um grande exercício de osmose entre o imaginário e o músculo. A parede que divide estes dois âmbitos é a racionalidade, que na vida contemporânea é exacerbada e glorificada. É um desafio para nossa geração.


É claro que a racionalidade não é de se jogar fora, precisamos dela para a parte da direção. Sozinhes, fazemos muita coisa que achamos que é legível, mas que apenas com olhar externo saberemos. Mas é melhor errar com gosto, com convicção, do que tentar dirigir a si próprie durante a cena. Isto, para atrizes e atores, simplesmente não serve.


O grande exercício final do LEMVI sobre máscaras neutras foi o trabalho sobre uma específica ação escolhida por nós. Decupamos essa ação em 5 tempos (que permitiam contratempo), pontuando cada movimento. Este é um exercício bastante técnico. Nos permite ver como a máscara precisa de códigos específicos para dar leitura à ação. A principal coisa, ao meu ver, é ANIMAR o objeto-máscara. Ou seja, nós, em máscara neutra, não estamos simplesmente atuando sem rosto. Estamos dando tudo do corpo a fim de animar algo que é "inexpressivo". [Aspas porque a inexpressão desta máscara é uma convenção.] O que mais me chamou a atenção é que precisamos fazer a máscara estar presente em cada passo da realidade. Ou seja, a máscara tem ideias com o corpo, a máscara mira um arremesso com o corpo, a máscara encontra algo com o corpo. Desacelere a natureza do seu pensamento, decupe-o, dê materialidade corporal a cada fase [com grande ênfase no rosto], agora sim isso é atuar de máscara neutra. Não que seja apenas isso, mas é isso também.


O importante não é apontar a lua da forma mais bela, mas sim, ter certeza que a plateia vê a lua que aponta. (Tiche cita Yoshi Oida, em O ator errante)


Sid Ditrix


No último final de semana focamos em compreender na máscara a ação e através de exercícios práticos fomos investigando através de movimentos divididos em 05 tempos a ação que cada participante estava propondo e se essa ação era passível de uma leitura fácil e objetiva para quem estava observando.


Através de cada exemplo podíamos perceber pontos que contribuíam para as ações serem mais evidentes e mais ricas em imagem.

O que me levava a perguntar "O que eu estava fazendo/propondo?" "Como eu o fazia?" "E como eu ficava depois de faze-lo?", já que agir pressupõe mudar o meu estado, seja intensificando-o ou transformando-o.


Foram encontros muito ricos em conteúdo e em vivências, que mesmo através de uma ferramenta virtual e cada pessoa em seu espaço permitiu intercâmbio de saberes e aprendizado sobre a máscara neutra.

10 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page